Crédito: koratmember |
Nos posts Os muito fortes também podem cair, mas .. (I), (II) e (III), desenvolvemos alguns raciocínios, buscando principalmente entender quedas de desempenho de times como a do Real Madrid no Campeonato Espanhol. Os gráficos e tabelas abaixo talvez possam ajudar a ampliar a compreensão do que está ocorrendo com esse time:
BARCELONA
No gráfico acima, verificamos que o time tem alternado períodos de vitórias (de 3 a 6, em sequência), com períodos curtos de derrotas (1 a 2); a exceção é a vitória da rodada 16.
Na tabela, demonstramos a elevação do aproveitamento da primeira metade do Campeonato (rodadas 1 a 19) para a segunda (rodada 20 até 28): ele sobe de 77,2% a 88,9%, o que conduz à média de 81,0%.
REAL MADRID
No gráfico, verificamos que o time teve, após um início com uma vitória e duas derrotas, uma sequência impressionante de 13 vitórias, da rodada 4 a 16. Em seguida, ele perdeu fôlego, alternando derrotas e vitórias, com um empate na rodada 25.
Na tabela, exibimos a piora do aproveitamento da primeira metade do Campeonato (rodadas 1 a 19) para a segunda (rodada 20 até 28): ele cai de 84,2% para 59,3%, o que leva média de 76,2%.
Em que pesem as contusões, ausências e outros percalços, o que pode estar acontecendo com o Real Madrid não será, afinal de contas, uma queda de desempenho até certo ponto natural após um período de desempenho espetacular? Algo conjuntural, como uma queda de energia?
Nenhum comentário:
Postar um comentário