Crédito: Stuart Miles |
Os cinco times brasileiros classificados - Cruzeiro, São Paulo, Internacional, Corinthians (quatro primeiros do Campeonato Brasileiro 2014) e Atlético MG (vencedor da Copa do Brasil) - não jogaram um futebol classe A, vamos combinar, mas podem melhorar.
Este post apresenta algumas reflexões sobre o que poderá advir nas oitavas de final do torneio, à luz do ocorrido na fase de grupos. Para isso, consideremos os gráficos a seguir para essa fase, bem como os jogos previstos:
Nossos comentários sobre as disputas envolvendo times brasileiros são:
São Paulo x Cruzeiro
São Paulo x Cruzeiro
O primeiro terminou com 12 pontos, e o segundo, com 11. Pontuações próximas, embora o Cruzeiro tenha jogado com times mais fracos. Ambos terminaram o Brasileirão de 2014 liderando, com a Raposa na pole position. Entretanto, o vencedor time do Cruzeiro de 2013-2014 foi desmontado em janeiro e fevereiro de 2015, com a venda de jogadores fundamentais, e o São Paulo ainda está bastante inteiro.
O prognóstico é difícil, mas ficamos com o Cruzeiro, em função da apatia de alguns jogadores do São Paulo em campo, ao longo deste ano. O time não parece bem, algo estranho ocorre ali, que gerou a saída de Muricy Ramalho e um futebol estranhamente fraco para quem foi vice-campeão em 2014.
Guarani x Corinthians
O primeiro terminou com 9 pontos, e o segundo, com 13. Os seis pontos de diferença sinalizam o Timão como franco favorito. Ainda assim, o Corinthians precisa melhorar o futebol praticado, pois nos jogos finais pela Libertadores não foi muito bem.
Discutiu-se na mídia se o time brasileiro não teria, de alguma forma, "facilitado" para o São Paulo, no jogo São Paulo 2 x 0 Corinthians, da semana passada, haja vista que outro resultado teria implicado o Atlético MG como rival. O técnico Tite deu sua palavra de honra que não tinha conhecimento dessa possibilidade.
Atlético MG x Internacional
O primeiro terminou com 9 pontos, atrás dos demais brasileiros; o segundo, com 13 pontos, empatado com o Corinthians. Se considerássemos esses números, o Internacional seria o favorito. Ocorre que o Atlético MG renasceu nos últimos jogos da Libertadores e vem jogando bem. O Internacional, por sua vez, no último jogo contra o The Strongest, não performou bem, apesar da vitória de 1 a 0.
Este embate é, também, de difícil prognóstico. Antes da partida deste final de semana com a Caldense, pelo Campeonato Mineiro, teríamos ficado como o Atlético MG, pelo momento de elevação de desempenho. Mas o empate diante da Caldense coloca dúvida no ar. Ao mesmo tempo, o Internacional empatou com o Grêmio. Imaginamos uma disputa dura e pegada, talvez por pênaltis.
E quanto aos demais clubes que disputam a Libertadores?
Nossas impressões são de que, no fritar dos ovos, Boca Juniors e Tigres poderão atuar bem, como fizeram na primeira fase, e passar à próxima. Quanto aos demais times, tudo pode acontecer. Veremos. Libertadores é Libertadores e podemos facilmente errar em nossos prognósticos.
Bola Pensante
Nenhum comentário:
Postar um comentário