A figura acima apresenta a posição atual da Libertadores 2015, após os jogos da semana, e demonstra que apenas o Cruzeiro se saiu bem nessas partidas.
Portanto, as quartas, até o momento, ratificaram a ideia já provada de que jogar em casa é melhor: dos quatro jogos ocorridos, três reconfirmaram essa lógica.
Abaixo, fazemos breve exercício sobre quais dos times acima poderiam disputar a final do torneio:
1) Se as vitórias indicadas na figura acima fossem determinantes ou forte indicativo de classificação, seriam classificados Cruzeiro, Guarani, Emelec e Santa Fé. Nesse caso, os jogos das semifinais seriam Cruzeiro x Guarani e Emelec x Santa Fé.
2) Se os pontos da primeira fase fossem relevantes ou forte indicativo de sucesso, Cruzeiro e Santa Fé iriam para a final, quase que em condições de equilíbrio.
Entretanto, esse exercício traz grandes riscos. Nada está garantido e as fases de mata-matas nada têm a ver com a primeira fase, de pontos conquistados, visto que:
1) Nas oitavas, o Corinthians, terceiro melhor colocado da primeira fase, foi desclassificado pelo modesto Guarani.
2) Nessas mesmas oitavas, o Boca Juniors, primeiro colocado da fase inicial, foi desclassificado pela violência cometida contra torcedores no jogo Boca Juniors x River Plate da semana passada (14 de maio).
3) Os placares da figura inicial foram apertados e não asseguram nada.
Oitavas, quartas e semifinais funcionam como se fossem, praticamente, novos campeonatos.
Bola Pensante
Nenhum comentário:
Postar um comentário