O jornalista Rafael Reis, em matéria publicada na Folha de São Paulo, comenta a visão do sociólogo polonês Zygmund Bauman sobre a saída de Carlo Ancelotti do Real Madrid, quando o time, mesmo não tendo ganho títulos na última temporada europeia, se mantem entre os quatro melhores do mundo. Segundo a citada visão, o Real Madrid é um clube que gosta de novidades, valendo-se de uma indústria midiática que alimenta seus fãs ao redor do mundo com boas novas.
Segundo essa visão, Ancelotti, um dos melhores técnicos do mundo, já não seria uma boa nova. Note-se que sob o seu comando, após quase 24 meses de clube - período superior a média de permanência de técnicos em últimos anos, da ordem de 16 meses -, já não estaria deixando o Real Madrid na mídia, como seus fans e dirigentes gostariam. Dessa forma, em um momento em que o rival Barcelona brilha, o time madrilhenho procura novos espaços midiáticos.
O conceito em questão é chamado de "modernidade líquida", fazendo-se uma analogia com a água colocada no congelador e rapidamente retirada antes que se congele. Algumas organizações e pessoas necessitam, segundo o sociólogo polonês, ser "líquidas", se quiserem se manter atrativas para os seus públicos consumidores. O Real Madrid seria um caso clássico de clube líquido, tendo alcançado, aliás, grandes conquistas sendo assim como é. Estará ele certo?
Segundo essa visão, Ancelotti, um dos melhores técnicos do mundo, já não seria uma boa nova. Note-se que sob o seu comando, após quase 24 meses de clube - período superior a média de permanência de técnicos em últimos anos, da ordem de 16 meses -, já não estaria deixando o Real Madrid na mídia, como seus fans e dirigentes gostariam. Dessa forma, em um momento em que o rival Barcelona brilha, o time madrilhenho procura novos espaços midiáticos.
O conceito em questão é chamado de "modernidade líquida", fazendo-se uma analogia com a água colocada no congelador e rapidamente retirada antes que se congele. Algumas organizações e pessoas necessitam, segundo o sociólogo polonês, ser "líquidas", se quiserem se manter atrativas para os seus públicos consumidores. O Real Madrid seria um caso clássico de clube líquido, tendo alcançado, aliás, grandes conquistas sendo assim como é. Estará ele certo?
Bola Pensante
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