Segundo matéria da ESPN, produzida por Diego Garcia, houve em Madri, na semana passada, um encontro entre dirigentes de poderosas ligas de esportes do mundo, tais como a espanhola e a inglesa, os quais teriam se colocado à disposição dos times sul-americanos para apoiar a criação de ligas no continente.
Segundo a matéria, um exemplo de apoio relevante é o de Javier Tebas, advogado, presidente da Liga de Futebol Profissional da Espanha e um dos cartolas mais influentes da Europa. Ele seria um dos defensores mais ferrenhos da criação de uma liga no Brasil, por admirar o futebol nacional e estar indignado com o rumo que esse tem tomado. Tebas estaria estudando um formato de liga para o Brasil.
Esses apoios são muito interessantes, especialmente quando times como Flamengo, Fluminense, Cruzeiro, Coritiba e Atlético PR demonstram insatisfação com suas respectivas Federações Estaduais. A matéria observa que o Flamengo já teria, inclusive, encontrado o formato para a criação de uma Liga dos Clubes de Futebol, a qual funcionaria durante os Campeonatos Estaduais. O Clube pretende expor a ideia aos dirigentes dos demais clubes do País.
Se a citada Liga pretendida pelo Flamengo avançar, isso poderá ser o marco de uma nova ordem, em que a CBF não teria mais, sob sua responsabilidade, a gestão de campeonatos como o Brasileirão, a Copa do Brasil e os Campeonatos Estaduais (por meio das Federações), mantendo seu foco, exclusivamente, na Seleção Brasileira.
Bola Pensante
Nenhum comentário:
Postar um comentário